O prefeito de Janduís, Elvécio Gurgel, esteve em Natal na última terça-feira (23), acompanhado do secretário municipal de Planejamento, Enos Almeida, Dário Arruda, secretário de Agricultura e do Engenheiro George Carvalho, para tratar de pautas estratégicas voltadas à infraestrutura e ao abastecimento de água no município.
Na Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), a comitiva participou de audiência com o secretário Guilherme Saldanha. Um dos principais pontos discutidos foi a construção da passagem molhada na comunidade de Divisão. Segundo o gestor, o recurso para a obra já está disponível em conta do Governo do Estado. A Prefeitura se colocou à disposição para realizar os estudos técnicos necessários, como laudos, sondagens e topografia, enquanto o Estado ficará responsável pela licitação e execução do projeto.
Na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), as tratativas se concentraram no fortalecimento do abastecimento da zona rural. O prefeito entregou ofício solicitando a perfuração, teste de vazão e instalação de cinco novos poços no município. Também foram feitos alinhamentos técnicos para a construção de dessalinizadores, considerando a experiência da Semarh na implantação desses equipamentos.
Para viabilizar essa ação, o município conta com uma emenda parlamentar de R$ 660 mil destinada pela deputada federal Natália Bonavides, recurso que será aplicado na instalação dos dessalinizadores.
De acordo com Elvécio Gurgel, as agendas reforçam o compromisso da gestão municipal em buscar soluções concretas para melhorar a infraestrutura e garantir o acesso à água potável nas comunidades rurais de Janduís.