BASE DO SAMU MÉDIO OESTE COMEÇA A FUNCIONAR

Publicado em: 22/12/2021 19:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) entregou à população do médio oeste uma nova base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192 RN), em Patu/RN, com abrangência de 11 municípios da região, beneficiando cerca de 70 mil pessoas, que agora contam com o serviço.

A instalação completa da base aconteceu na última segunda-feira, (20), com a presença da secretária adjunta da Sesap, Lyane Ramalho, e de representantes dos Municípios beneficiados. Para a efetivação do serviço foi necessário firmar parceria do Governo do Estado com os Municípios da região. A Sesap garantirá ambulância de suporte básico e sua manutenção, além de insumos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), medicamentos, treinamentos e certificações. Os municípios são responsáveis pela escala de condutores e técnicos de enfermagem.

Dentro da parceria firmada com o Estado, a Prefeitura de Janduís cedeu para o SAMU 192, o servidor efetivo Jamilson Lima para função de condutor socorrista. Jamilson participou de capacitação na sede do SAMU 192, e teve seu desempenho profissional bastante elogiado, devido ao seu conhecimento técnico adquirido enquanto motorista do Hospital de Janduís.

O profissional se destacou a frente dos demais pelo seu aprendizado de ações básicas no suporte avida, essencial para esse tipo de cargo.

De Janduís se fizeram presente na cerimônia de instalação da base do SAMU 192, em Patu, o Secretário de Governo, Rômulo Gurgel e a Secretária de Saúde, Edinete Katiuscia. Para a Administração Municipal é momento de muita felicidade em saber que os profissionais da saúde local estão absolvendo todos os aprendizados em cursos técnicos em que participaram, e se destacando pelo conhecimento adquirido.