SAÚDE ENCERRA SEMANA COM DIVERSAS AÇÕES DO NOVEMBRO AZUL

Publicado em: 19/11/2021 19:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

A Prefeitura de Janduís, por meio da Secretaria de Saúde e Saneamento Básico, promoveu durante toda essa semana, ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata e realização de exames para a detecção da doença.

A campanha iniciada ainda nos primeiros dias de Novembro teve as ações intensificadas nos últimos dias, com objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. As ações, realizadas nas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural vão desde orientações sobre saúde do homem e prevenção ao câncer de próstata até a coleta de sangue para exames de PSA em homens de 50 a 74 anos.

Foram disponibilizados pela Gestão Municipal cerca de 642 exames de PSA, maior número de exames já realizados na história do Município. O exame PSA tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também, é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral.

Na noite desta sexta-feira (19), a Unidade Básica de Saúde Dr. Onézimo Maia esteve funcionando em horário excepcional em um mutirão com consultas médicas, atendimento odontológico, aplicação de vacinas, teste rápido sífilis e HIV, exame PSA, Pré-Natal do Papai e autoexame de mama masculino.