ESCOLA MUNICIPAL DESENVOLVE PROJETO “HORTA NA ESCOLA”

Publicado em: 25/05/2021 12:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

Uma iniciativa da Escola Municipal prof. Leonel Cícero tem estimulado a alimentação saudável e o contato com a produção de alimentos orgânicos. O Projeto Horta na Escola: semeando sabor e saberes, surge da necessidade de trabalhar a cultura da alimentação saudável com os estudantes de forma contextualizada, interdisciplinar e sustentável, sendo uma importante ferramenta pedagógica, uma sala de aula natural, onde nossos alunos receberão orientações de como plantar e colher hortaliças além de diversos conhecimentos sobre temas transversais como meio ambiente, saúde e nutrição.

Lançado oficialmente na semana passada, o projeto conta inicialmente com a adesão de alguns alunos do 4º ano, e 5º anos, turmas convidadas para participar do projeto durante este período de aula remota.

O objetivo é que assim que as aulas no modelo híbrido forem iniciadas as demais turmas serão inseridas neste processo de cultivo, cuidados e consumo dos produtos das hortas. O cultivo produzido neste período de Pandemia será doado aos alunos participantes e a secretaria de Assistência social, fortalecendo a relação da escola com a comunidade.

A horta leva os alunos a entenderem como funciona todo o processo de cuidado com a planta e com a terra, impactando diretamente na sua forma de se alimentar, na valorização da merenda escolar e na construção do conhecimento acerca da qualidade de vida e a sua relação com a natureza. A ação realizada pela escola tem a parceria da secretaria de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Turismo-SEMUT e a Secretaria de Agricultura e de Recursos Hídricos.

A atividade de lançamento contou com a presença do vice-prefeito, Elvisney Gurgel, além de secretários municipais, diretores, coordenadores e familiares dos alunos.