JANDUÍS: FAMÍLIA PEDE DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA

Publicado em: 14/01/2021 08:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, foi surpreendida na manhã da última sexta-feira, 8 de Janeiro, após uma família beneficiária do Programa Bolsa Família, pedir o desligamento voluntário do Programa. Ou seja, a suspensão do dinheiro que recebia. Maria José de Brito, responsável pela família, decidiu pelo desligamento após conseguir a concessão de sua aposentadoria.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza, (renda per capita mensal entre R$ 89,01 e R$ 178,00).

O primeiro passo para participar do  Bolsa Família é se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A inscrição pode ser feita no setor responsável pelo Bolsa Família ou Cadastro Único no município.

O desligamento voluntário do Programa Bolsa Família acontece quando as famílias conquistaram autonomia e independência financeira, e não necessitam mais do recebimento do dinheiro. As Famílias que pedem o desligamento voluntário têm o direito de voltar ao programa em 36 meses, sem a necessidade de passar por um novo processo de seleção. Basta se dirigir ao setor responsável e solicitar o retorno quando perdem a independência financeira.

A atualização dos dados dos beneficiários deve ser feita sempre que houver mudança na situação da família, isso possibilita que novas famílias que estejam necessitando possam ingressar no programa.

Toda a equipe que trabalha na Coordenação do Cadastro Único ficou comovida pela atitude, demostrando a importância do exercício de cidadania.