PREFEITURA ABRIRÁ CENTRO DE ATENDIMENTO PARA O ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Publicado em: 07/08/2020 10:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

Será aberto nos próximos dias, em Janduís, o Centro de Atendimento para Enfrentamento à COVID-19. A unidade referência para casos de Covid funcionará na Unidade de Saúde Hermiro Régis de Almeida no bairro São Bento.

O prefeito José Bezerra promulgou a lei municipal nº 554/2020, encaminhada pela Prefeitura a Câmara que autoriza a contratação de profissionais de saúde, por prazo determinado para atender a necessidade temporária e emergencial para fins de implantação e funcionamento do Centro de Atendimento para Enfrentamento à Covid.

Para colocar em pleno funcionamento a unidade de referência, a Secretaria de Saúde solicitou da gestão municipal que fossem contratados três profissionais para preencherem a escala de serviço, sendo 01 médico, 01 enfermeiro e 02 técnicos de enfermagem. Os profissionais vão atuar de segunda a sexta-feira, das 07h às 11h e das 13h às 17h, somente para pacientes suspeitos ou confirmados de Covid19. Nos finais de semana e período noturno os atendimentos Covid serão realizados no hospital municipal.

Pelo projeto inicial a Prefeitura havia planejado a contratação pelos próximos 120 dias, e caso necessário prorrogado por igual período, modificado pela Câmara que autorizou pelos próximos 90 dias, e mediante nova autorização do poder legislativo, poderão ser prorrogados uma única vez, por igual período.

A unidade em funcionamento vai possibilitar que os demais serviços oferecidos nas unidades de saúde da Atenção Primária, como cuidados com a saúde da criança, consultas de pré-natal, acompanhamento de pessoas com doenças crônicas como diabetes e hipertensão, sejam mantidos e retornem à rotina habitual.

As despesas para pagamentos dos profissionais serão atendidas pelos repasses da União, nos termos da Portaria nº 1.445, de 29 de maio de 2020, do Ministério da Saúde.