GRUPO DE TABAGISMO INICIA ATIVIDADE

Publicado em: 24/07/2019 07:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

A Prefeitura de Janduís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento Básico, iniciou nesta terça-feira (23), na Unidade Básica de Saúde Onésimo Maia as atividades do Grupo de Combate ao Tabagismo que conta com a atuação da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), do PSF e Agentes de Saúde.

Neste primeiro momento as reuniões acontecerão semanalmente, e é específico para pessoas que desejam se livrar do cigarro e dos problemas de saúde causados pelo fumo. Serão realizadas atividades com rodas de conversa, palestras, dinâmicas, atividades físicas e terapia. Todos os participantes utilizarão medicamento antitabagismo como: Adesivos e Antidepressivos que serão sempre entregues nas reuniões.

O tabagismo é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma doença crônica, epidêmica, sendo a maior causa isolada evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo. Além dos prejudiciais efeitos à saúde dos fumantes, o tabagismo atinge também os não fumantes que convivem com fumantes em ambientes fechados, os denominados fumantes passivos.

Parar de fumar não é fácil, por isso a importância de procurar ajuda.