MUNICÍPIO DE JANDUÍS REALIZA A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

MUNICÍPIO DE JANDUÍS REALIZA A VI CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE


Publicado em: 10/04/2019 10:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

Whatsapp

 

A Prefeitura de Janduís, através da Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira, 09 de abril, a VI Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”, no plenário da Câmara de Vereadores. O evento, contou com a participação do Prefeito José Bezerra, Secretários Municipais, Servidores, estudantes e população em geral, e tem o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades da política de saúde do SUS para o município.

 

Durante a conferência, foram discutidas e formuladas propostas de interesse municipal em torno do tema, bem como escolhidos delegados, que serão os representantes da cidade na próxima conferência estadual, que será realizada ainda este ano. A conferência é um ambiente para discussões de políticas públicas de saúde e para a contribuição dos participantes com suas propostas.

 

O evento teve como conferencista o Dr. Enf Francisco Glériston Vieira, Mestre em Saúde da Família pela UFRN\Fiocruz, Auditor e Consultor Técnico em Saúde e Professor do Curso de Enfermagem da UERN\Pau dos Ferros, que abordou temas relevantes e mostrou a necessidade de maior conhecimento por parte da população ao SUS, e seus direitos e deveres enquanto cidadãos, todavia, das problemáticas de escassez de recursos, principalmente devido à ausência de transferências dos Estados e União aos municípios, dificultando boa parte dos serviços oferecidos.

 

A Moderadora da conferência foi a Dra. Maria Neuman de Azevedo, Assistente Social Sanitarista, Consultora Técnica em Saúde e Membro da Câmara Técnica da CIR da 6ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte. Com a formação de grupos, foram discutidos eixos; Saúde como direito; Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

 

Com a formação dos grupos, onde os participantes debateram e elencaram sugestões de melhorias para saúde do município, e apresentando sugestões, apreciadas e aprovadas pelo plenário, que serão encaminhadas para Conferência Estadual de Saúde, com os quatro delegados que irão representar Janduís.

 


Leia também

Secretaria de Saúde e Saneamento Básico - SEMSAB

NASCE +1 FILHO DE JANDUÍS

15/04/2024 16:00

Secretaria de Assistência Social, Habitação e Promoção Humana – SEMASPH

SAMUEL CLEITON É NOMEADO SECRETÁRIO DA SEMPASH

12/04/2024 16:00

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto - SEMECD

PREFEITURA CONSEGUE LIBERAR RECURSOS DO FNDE QUE ESTAVAM BLOQUEADOS

04/04/2024 15:00

Secretaria de Administração e Recursos Humanos – SEMARH

AVISO DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 001/2024

27/03/2024 19:00

Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Recursos Hídricos - SEMAPRH

EM REUNIÃO DE APRESENTAÇÃO, PREFEITO SALOMÃO GURGEL CONHECE PROJETO LEITE E GENÉTICA OFERECIDO PELO SEBRAE/RN

19/03/2024 17:00