PREFEITURA NO CAMPO BENEFICIA MORADORES DA COMUNIDADE DE VERRUMA

Publicado em: 07/10/2022 10:50 | Fonte/Agência: ASSECOM

A gestão do Prefeito Salomão Gurgel lançou oficialmente nesta quinta-feira (06), o Programa Prefeitura no Campo. A primeira edição beneficiou os moradores da comunidade rural de Verruma, a 19 km da sede do município. A ação pioneira leva um conjunto de serviços e ações que são desenvolvidos pelas secretarias municipais diretamente as comunidades rurais.

Durante a programação que aconteceu na residência de Van de Sales, os moradores contaram com serviços de cadastramento para seguro safra, atendimento com veterinário, cadastro de corte de terra, distribuição de água, atendimento médico, autoexame de mama, testes rápidos para hiv, sífilis e hepatites virais, atualização da carteira de vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão arterial - peso e altura, orientações nutricionais, entrega de kit de prevenção, atividades físicas, informativos sobre a dengue, além de serviços administrativo como marcações de consultas e exames.

Outros serviços importantes oferecidos a comunidade foram atendimentos com o plantão social, os quais possibilitaram cadastro de unidades habitacionais, cadastros de melhorias habitacionais, cadastros de unidades sanitárias, recadastramentos e atualizações no cadastro único, atendimentos socioassistenciais, políticas públicas no acompanhamento dos grupos, além do programa criança feliz com atividades lúdicas para as crianças da comunidade.

Os agricultores e produtores da comunidade ainda receberam orientações de incentivos financeiros para abrir ou expandir seu negócio, através das linhas de créditos que são oferecidos pelo Banco do Nordeste, que também esteve presente e colaborando com a ação.

A iluminação pública da comunidade recebeu durante o Prefeitura no Campo diversos serviços de manutenção e reparação, além da disponibilidade de tratores, máquinas e caçambas para atender todos os pleitos solicitados pelos moradores.  A Prefeitura realizou ainda, serviço de esgotamento das fossas sépticas nas residências.

O esporte não ficou de fora da programação, inclusive, a comunidade de Verruma saiu vitoriosa do amistoso entre a seleção de Janduís e a seleção da comunidade. A criançada ainda pode participar do torneio de xadrez, envolvendo alunos das escolas da rede municipal, além de intervenções culturais.

A Secretária de Agricultura e Recursos Hídricos, Patrícia Gonçalves, comemorou o resultado da primeira edição do Programa, o qual tem o objetivo principal de levar todas as ações da Prefeitura de uma única vez para as comunidades. A próxima edição deve acontecer ainda nos próximos dias em outra comunidade.

Se fizeram presentes ao evento as seguintes autoridades: Patrícia Gonçalves secretária de Agricultura e Recursos Hídricos, Nailka Alencar secretária de Saúde, Rayla Brito secretária de Assistência Social, Habitação e Promoção Humana, Adriano Oliveira secretário de Educação, Cultura e Desporto, Adriana Gomes secretária de Meio Ambiente, Aldenor Arruda secretário de Infraestrutura e Obras. Também marcaram presença os vereadores Arthur Barbosa, Marinaldo Joaquim e Fernando Gurgel, e Francisca Jales, diretora da regional de Umarizal, além de representantes do Banco do Nordeste, SINTRAF, CMDRS, associações comunitárias, organizações não-governamentais, líderes sindicais, e presença maciça da população.