O Prefeito de Janduís Salomão Gurgel recebeu, nesta terça-feira (09), estudo técnico, com custos para substituição, redução de consumo, manutenção e economia no consumo elétrico da Avenida Santa Teresinha, Rua São Bento e Da Paz, dentro do projeto de substituições das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. O município de Janduís é um dos únicos da região que praticamente só utiliza lâmpadas de vapor de sódio, qual consome mais energia elétrica, queimam com facilidade e tem baixa luminosidade nas vias públicas.
A equipe de engenharia responsável pelo projeto básico escolheu um determinado local do Município para a instalação de um kit de iluminação para melhor analisar a luminosidade projetada para Janduís. O prefeito Salomão Gurgel acompanhou a visita dos técnicos e frisou a necessidade de melhorar a iluminação pública do Município, e as luminárias em Led garante economia no consumo e aumentam a sensação de segurança dos usuários dos espaços público, pois a luz é mais bem direcionada e uniforme, além de sua durabilidade.
Apesar do custo inicial para a instalação das lâmpadas de LED na iluminação pública ser bem maior que as lâmpadas fluorescentes ou a vapor de sódio, a compensação dos gastos na manutenção e economia gerada pelo uso dessa tecnologia são enormes.
Com a conclusão do estudo de viabilidade técnico-econômica, a Prefeitura vai trabalhar para tirar o projeto do papel e colocar em prática, sempre de acordo com as economias e receitas da gestão.