HOSPITAL MUNICIPAL ADOTA MEDIDAS DE PREVENÇÃO E COMBATE AO CORONAVÍRUS

Publicado em: 28/03/2020 10:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

O Hospital Maternidade Maria Cristina Maia já se adequou à nova realidade de contenção de crise por conta da pandemia do coronavírus. Estivemos na unidade para acompanhar as medidas de prevenção e proteção para pacientes, profissionais da saúde e população. Entre as mais relevantes, estão a triagem de risco de cada paciente atendido pelo hospital, o reforço na segurança dos funcionários, restrição de visitas e de acompanhamento aos pacientes internados, e o teleatendimento pelo telefone 84-33660173, para responder dúvidas e dar orientações sobre o novo coronavírus (Covid-19).

A Prefeitura de Janduís por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde vem tomando várias medidas de contenção ao Coronavírus no município, inclusive em adquirir material de proteção suficiente aos profissionais de saúde, apesar de haver em todo o estado a escassez desses produtos.

Os profissionais da saúde estão trabalhando com os devidos equipamentos de proteção individual como luvas de procedimento, máscara de proteção respiratória, óculos, avental, capote de manga comprida e gorro, e além de álcool em gel e álcool 70%. Vale ressaltar que estes equipamentos são de acordo com as orientações dos órgãos de vigilância, e atendem as necessidades do município. Se por ventura o município de Janduís venha registrar casos do Covid-19, em estado leve, o paciente ficará em quarentena na própria residência, e em casos graves, é encaminhado para hospitais de referência em Mossoró ou Natal, não ficando internado no hospital local.

Desde o início da epidemia, nossos colaboradores vêm sendo informados sobre o novo coronavírus e sobre os protocolos da Organização Mundial da Saúde. Todos receberam treinamento para lidar com casos suspeitos e confirmados, de forma a garantir a segurança de todos os pacientes, profissionais e demais pessoas que circulam pelo Hospital.

A Prefeitura adquiriu, nesta semana, mais equipamentos de proteção individual (EPIs) para uso dos profissionais de Saúde, para que eles possam realizar suas funções com mais segurança, e não tem medido esforços para manter a saúde abastecida, a fim de garantir um bom estoque desses insumos em nossa cidade, mesmo diante da dificuldade em encontrar tais produtos junto aos fornecedores.

O estoque de álcool 70% deve atender a demanda dos órgãos de saúde pelos próximos 20 dias, tempo em que a gestão municipal já busca a aquisição de novos insumos para garantir um estoque adequado nas unidades de saúde de Janduís.