As escolas municipais de Janduís realizaram na última sexta-feira, dia 20 de setembro, a culminância do projeto de Leitura e Folclore 2019, uma ação que visou ampliar o universo da leitura e folclore, resgatando as tradições folclóricas do município e da região nordeste, através das produções literárias de cordel.
O evento apresentou toda a produção textual realizada pelos alunos, num projeto que envolveu professores, equipe pedagógica e gestão das escolas municipais do ensino infantil e fundamental I e II, que deram todo o suporte para que os alunos explorassem o mundo da leitura de forma a abrir novas janelas de conhecimento e enriquecendo. O projeto “Memórias janduiense: “Nossa terra, nossas lendas através do cordel”, foi trabalhado por 2 meses, resgatando, valorizando e preservando a memoria de um povo.
Na sexta-feira durante o dia as escolas Antônia Eurli e Prisco Serafim realizaram a culminância do projeto na zona rural com as crianças, e a noite foi às escolas da sede do munícipio encerrarem as atividades. Dentro das atividades realizadas na Praça PauloXia estavam também a exposição do material produzido pelos alunos das escolas Antônia Eurli e Prisco Serafim, bem como do material das escolas da sede do município. Os participantes declamaram textos poéticos, historinhas, leitura de livros, apresentações musicais e de dança, tudo baseado no universo literário.
O momento foi enriquecido com a participação dos cordelistas Antônio Francisco, Jardia Maia e João do Posto e do músico janduiense Marcos Lima e da Companhia Ciranduís.