DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E PÓLIO ACONTECE HOJE

Publicado em: 18/08/2018 09:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

A Unidade Básica de Saúde Onésimo Fernandes Maia está de portas abertas neste sábado (18), para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. Todas as crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos devem receber as doses, independentemente de sua situação vacinal. A campanha nacional segue até 31 de agosto.

Este ano, a vacinação será feita de forma indiscriminada, o que significa que mesmo as crianças que já estão com esquema vacinal completo devem ser levadas aos postos de saúde para receber mais um reforço. No caso da pólio, as que não tomaram nenhuma dose ao longo da vida vão receber a vacina injetável e as que já tomaram uma ou mais doses devem receber a oral.

Para o sarampo, todas as crianças com idade entre 1 anos e menores de 5 anos devem receber uma dose da tríplice viral – desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

A Prefeitura de Janduís, através da Secretaria de Saúde trabalha desde o início da campanha para alcançar a meta de vacinação estipulada pelo governo federal, que é imunizar 11,2 milhões de crianças e atingir o marco de 95% de cobertura vacinal nessa faixa etária, conforme recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados coletados até o momento apontam o município de Janduís em 4º lugar no ranking de cobertura vacinal em todo o Rio Grande do Norte na campanha, com 69,3% de Pólio e 65,8% de Sarampo.