SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA XXX JORNADA PEDAGÓGICA

Publicado em: 17/02/2023 10:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

Com o tema " Educação que dialoga, humaniza e liberta. O futuro é hoje ", acontece até esta sexta-feira (17), a XXX Jornada Pedagógica do Município de Janduís.  Promovida pela Secretaria de Educação com o objetivo de otimizar as práticas docentes e planejar as ações e diretrizes para todo o ano letivo nas escolas municipais. A jornada contou com atividades de reflexão, palestras, produção de material, com ênfase em estratégias que vão além dos conhecimentos previstos na BNCC e no currículo potiguar.

Na programação de abertura houve palestra com Professor. Dr. Luiz Gomes (Ufersa), com uma reflexão sobre o tema central “Educação que dialoga, humaniza e liberta. O futuro é hoje!”. Os profissionais da educação ainda participaram da palestra “Planejamento e recomposição de aprendizagens”; Palestrante Prof. Dr. Mauro Marciel (Coordenador Pedagógico da 12º DIREC).

O primeiro dia de encontro contou ainda com apresentação administrativa e pedagógica de metas e projetos da SEMECD para 2023, feitas pelo Prof. Adriano Oliveira – Secretário SEMECD.

Na quarta-feira (15), outros estudos importantes foram debatidos junto aos profissionais, entre eles, “Apresentação do JEEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos”, Palestrante: Daysa Viana Pinheiro (Equipe SEBRAE).

Com o tema “Escola em tempo integral: o futuro é hoje!”, ministrada pela Dra. Euba Nadja Pessoa Reis de Lima (UNDIME), o projeto da Escola de Tempo Integral foi apresentado aos profissionais da rede municipal. Em tempo integral as escolas passam a oferecer, além de uma educação de qualidade no turno regular, oficinas pedagógicas no turno inverso, atendendo os estudantes de forma completa.

A jornada também contou com apresentação administração da lei municipal que institui o Programa de Aposentadoria Incentivada, explanada pelo Assessor Jurídico Alenxander Lopes. Os encontros pedagógicos contaram ainda com intervenções culturais.

O encerramento acontece nesta sexta-feira com planejamentos internos em todas as unidades de ensino.

O dispositivo de abertura contou com a presença do Prefeito Salomão Gurgel, presidente da câmara Henrique de Dodó, vice-prefeito Elvisney Gurgel, e Secretário de Educação, Adriano Oliveira.