A bovinocultura leiteira de Janduís foi tema de importante reunião nesta terça-feira (19), na sede da Prefeitura, visando um melhor desenvolvimento genético do rebanho local e aumento da produção leiteira. O Projeto Leite e Genética oferecido pelo SEBRAE/RN, permite que pequenos produtores de leite e de gado para corte tenham acesso a modernas técnicas de reprodução de bovinos, como inseminação artificial em tempo fixo (IATF), ampliando a competitividade e rentabilidade dos produtores de Janduís.
Durante a reunião foi acordado que o SEBRAE entraria com 70% do valor do custo dos serviços, 20% por conta da Prefeitura, e 10% para o produtor, e aqueles que fornecem leite ao Laticínio Santa Terezinha teriam sua parte custeado pelo próprio laticínio de beneficiamento de leite.
A proposta inicial que será apresentada no próximo dia 25 de março é de que 20 produtores possam aderir ao Programa neste primeiro momento, podendo o número crescer ainda mais, conforme procura dos produtores, com foco no melhoramento genético e ganhos de produção e produtividade para os rebanhos assistidos.
Participaram da reunião, o Prefeito Salomão Gurgel, Secretário de Agricultura, Dário Arruda, Secretário de Administração, Elvécio Gurgel, coordenadores da secretaria, gestor do projeto Leite & Genética do Sebrae-RN, Acácio Brito, e representantes do Laticínio Santa Terezinha.