JANDUÍS; FAMÍLIAS PEDEM DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO BOLSA FAMÍLIA

Publicado em: 16/05/2019 12:00 | Fonte/Agência: ASSECOM

A Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, foi surpreendida na manhã desta quinta-feira, 16 de maio, após duas famílias beneficiárias de o Programa Bolsa Família pedirem o desligamento voluntário. Ou seja, a suspensão do dinheiro que recebia. Leomar Nóbrega e Rita Fernandes, responsáveis pelas famílias, decidiram pelo desligamento após conseguirem emprego fixo.

O Bolsa Família é um programa de transferência direta de renda, direcionado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade e pobreza, (renda per capita mensal entre R$ 85,01 e R$ 170,00).

O primeiro passo para participar do Bolsa Família é se inscrever no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A inscrição pode ser feita no setor responsável pelo Bolsa Família ou Cadastro Único no município.

O desligamento voluntário do Bolsa Família acontece porque as famílias conquistaram autonomia e independência financeira, e não necessitam mais do recebimento do dinheiro. As Famílias que pedem o desligamento voluntário têm o direito de voltar ao programa em 36 meses, sem a necessidade de passar por um novo processo de seleção. Basta se dirigir ao setor responsável e solicitar o retorno quando perdem a independência financeira.

A atualização dos dados dos beneficiários deve ser feita sempre que houver mudança na situação da família, isso possibilita que novas famílias que estejam necessitando possam ingressar no programa.

Toda a equipe que trabalha na Coordenação do Cadastro Único ficou comovida pela atitude, demostrando a importância do exercício de cidadania.